domingo, 12 de outubro de 2014

UMA CONVERSA COM O CURADOR DA 8ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ | Entrevista a Lira Neto



A mestiçagem será o tema central da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará. “Nossa cultura é mestiça em sua essência. É exatamente para isto que estamos chamando a atenção, para um melhor conhecimento, aceitação e integração de nossas raízes”, diz o escritor Floriano Martins, que responde pela curadoria do evento, que será realizado de 12 a 21 de novembro, em Fortaleza. Antes de aceitar o desafio de ser curador da Bienal cearense, Floriano fez questão de saber se teria carta branca para poder alterar rotas e ajustar formatos que julga esgotados em relação a outras feiras do livro país afora. O próprio conceito de “feira” está sendo reavaliado e posto em questão. “Acho que há um desequilíbrio nas razões culturais e de mercado que atuam em eventos desta natureza”, argumenta. Garantida a desejada autonomia para proceder a uma reformulação conceitual da Bienal, Floriano faz uma aposta ousada: em vez de privilegiar nomes midiáticos para compor a lista de palestrantes e de autores convidados para as costumeiras sessões de autógrafos, dará preferência a mesas redondas e iniciativas que privilegiem, sobretudo, o exercício da reflexão. “Trata-se de equilibrar as relações entre cultura e mercado. Evidente que não se quer dar importância menor ao setor comercial, muito menos à circulação de um grande público. O que nos cabe acrescentar é a necessidade de maiores qualificação e diversidade daquilo que se vai ofertar ao público, bem como das perspectivas de negócios”, pondera. A programação, que conta com um bom número de autores e produtores culturais de diversos países da América Latina, evidencia que será dado amplo destaque ao diálogo entre duas comunidades linguísticas: a de língua portuguesa e a hispânica. “É indispensável ousar, de maneira a apresentar soluções para uma política cultural consistente”, resume Floriano. A seguir, os melhores momentos de uma conversa, por e-mail, com o curador da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará: [LN]

LIRA NETO As feiras do livro, país afora, têm se transformado na verdade em grandes saldões, nos quais livreiros e principalmente distribuidores aproveitam a oportunidade para desovar estoques e encalhes a preços de ocasião. Em que medida a Bienal do Ceará pretende se diferenciar desse modelo viciado, que já dá sinais visíveis de esgotamento?

FLORIANO MARTINS Começamos aqui a tratar da Bienal por sua área comercial, embora o esgotamento a que te referes esteja, para mim, mais na sua outra área, geralmente identificada como a das sessões literárias. De qualquer maneira, penso que o grande dilema da área comercial está em sua ausência de organização, no estabelecimento – e cumprimento – de regras mínimas de organização que sejam redigidas contratualmente em nome da totalidade do projeto Bienal e não para atender a casos particulares. Houve já uma conversa entre Curadoria, Sindilivros e RPS Eventos. Todas as editoras e livrarias inscritas assinaram um contrato onde consta um novo conjunto de regras de organização que recupera a qualificação do setor de vendas, regras que tratam da arrumação ambiental dos estandes, da utilização de aparelhos de som, dos balcões de saldos, dos limites de venda sobre produtos que não sejam livros (material de papelaria, brinquedos etc.). Uma vez definido o mapa geral das editoras e livrarias que participarão do evento, pretende-se ainda ter com todas elas uma nova conversa, esclarecendo sobre a importância do conceito atual e propondo uma maior integração ao mesmo.

LN Você sugere, no início de sua resposta à pergunta anterior, que identifica um esgotamento também nas sessões literárias. Onde você vê os sintomas mais nítidos desse esgotamento? E quais os antídotos de que pretende lançar mão para evitá-los?

FM Acho que há um desequilíbrio nas razões culturais e de mercado que atuam em eventos desta natureza. Maior acento na área de mercado implica em demasiada dependência de suas cotações e exposições de mídia. Estes aspectos podem, em geral, assumir uma conotação negativa em um ambiente cultural fragilizado como o que temos hoje no Brasil. Posso ser acusado de eufemismo, porém tento aqui apenas evitar cair em seu revés, o sentido catastrófico derrotista. O fato é que é preciso evitar simplificações e reiterações temáticas na formatação das sessões literárias, inclusive qualificando o mediador das mesas de maneira a não permitir que as explanações dos convidados caiam no vazio, sem que os encontros produzam tanto um enriquecimento crítico no público quanto perspectivas de parcerias entre as partes envolvidas. Posso dar aqui dois exemplos, referentes a mesas de debate: uma delas reúne diretores dos mais atuantes Centros de Estudos Brasileiros existentes na América Hispânica, o que nos permitirá uma avaliação do comportamento do Itamaraty e sua política cultural no tocante à integração continental; uma outra mesa, com dupla jornada, reúne algumas das principais editoras universitárias do país, ocasião em que evocará aspectos como planejamento editorial e distribuição. As próprias sessões de leitura de poemas serão mais abrangentes, permitindo aos poetas comentarem sobre sua poesia e responder a perguntas do mediador e do público. Enfim, trata-se de dar mais substância ao evento.

LN Como avalia o formato que tem sido levado a efeito pela organização da feira do livro de Parati, a Flip? Parece-me que eles buscam exatamente fugir do esquema tradicional e sonolento das tardes de autógrafos das bienais, estabelecendo-se como uma verdadeira festa literária ao ar livre – em que as atrações naturais e a arquitetura histórica da cidade são elementos de atração para o público – mas sem esquecer o lado da reflexão e da discussão de ideias. O que este modelo tem a nos dizer, quando pensamos em uma bienal do livro realizada em um estado solar como o Ceará? Seria ingenuidade demais supor que um evento desse tipo, desde que planejado convenientemente, poderia vir a contribuir também, de alguma forma, para a qualificação do turismo regional?

FM Talvez haja no tema mais de armadilha do que propriamente de solução consistente. Se acaso tivéssemos um planejamento educacional em curso – refiro-me em termos federais –, neste caso seria salutar contar com a adesão de uma agenda turística. Como é outro o cenário, a solução passa a ser um artifício que interessa mais ao imediatismo de mercado do que propriamente à cultura. É quando menos uma solução fácil e temporária. Evidente que caberia aproveitar melhor a condição solar do Ceará, e neste caso seria uma fortuna poder contar com ações integradas das áreas de Educação, Cultura e Turismo. Soa quase como um milagre, porém um milagre que nos traria um bem imenso. Recentemente eu estive em Sidney e fiquei impressionado como um ousado planejamento urbanístico pode trazer benefícios sólidos para uma comunidade.

LN Para o leitor que quer garimpar nas bienais, os estandes das editoras universitárias e internacionais reservam sempre boas surpresas. Contudo, quase sempre, é relegado a elas um espaço quase marginal nas feiras do gênero. Há algum plano específico para valorizar essas editoras?

FM Na área das sessões literárias, como recordei há pouco, foi criada uma série de mesas de debates envolvendo editores universitários de vários estados brasileiros. No caso das editoras internacionais, foi estabelecida uma área de 234 m² dedicada a um conjunto de editoras dos países hispano-americanos. Estas editoras participarão pela primeira vez de uma feira no Brasil, e aqui estarão reunidas através de acordos que estamos definindo com suas entidades de classe (redes, alianças, câmaras setoriais etc.). Muitos dos editores também participarão de mesas de debate sobre mercado editorial na América Latina. Evidente que também teremos aqui editoras de Espanha e Portugal, através de seus representantes legais, como já é feito habitualmente.

LN A nova edição da bienal cearense movimenta-se em torno de um grande eixo, o da mestiçagem. Não há o risco de um evento monotemático, que deixe de contemplar outros campos de interesse mais amplo do público leitor e dos visitantes?

FM Mas é monotemático apenas tecnicamente. Afinal, nossa cultura é mestiça em sua essência. É exatamente para isto que estamos chamando a atenção, para um melhor conhecimento, aceitação e integração de nossas raízes. Trata-se de uma concentração que permite uma expansão em larga escala. Criar condições para um diálogo entre as culturas de língua portuguesa e espanhola, culturas espalhadas por quatro continentes, é exatamente uma forma de evitar políticas discricionárias dessas culturas, de evocar a diversidade com consistência, de sugerir novos mecanismos de tratamento com a produção do livro etc. Ao contrário do que temes, público leitor e visitantes encontrarão um leque mais amplo de oferta, tanto no que diz respeito aos livros expostos quanto à presença de temas e autores em contato direto com eles.

LN No ano passado houve um encontro preparatório ao evento, que teve como objetivo estabelecer a agenda geral da Bienal. Quais as grandes conclusões e quais os rumos decididos naquele encontro prévio?

FM Tão logo foi aceito o projeto apresentado pela curadoria à Secretaria da Cultura, tratei de eleger um convidado em cada um dos 30 países envolvidos, no sentido de obter informações precisas sobre autores, instituições, perspectivas de parcerias etc. Tínhamos então em mente a ideia de realizar uma série de eventos preparatórios, reunindo em cada um deles sete ou oito desses parceiros eleitos. A primeira edição trouxe a Fortaleza produtores culturais de Chile, Colômbia, México, Peru, República Dominicana e Venezuela. Todos os convidados contavam em seu currículo com experiências de curadorias de feiras e encontros internacionais de escritores, em seus respectivos países. Ali comentamos sobre as estratégias necessárias para um diálogo entre nossas culturas que não fosse mais tangencial ou retórico. Então definimos a abrangência conceitual da Bienal do Ceará e sua estrutura, aspectos que foram sendo realçados, enriquecidos, na medida em que fomos conversando – através de correio eletrônico – com os parceiros de outros países que não puderam estar conosco fisicamente e com instituições brasileiras (sobretudo instituições ligadas ao Governo do Estado do Ceará). Este primeiro e único encontro foi o suficiente para definir toda uma política cultural que se caracteriza por uma abertura não somente em seu eixo temático, mas também em sua maneira de legitimar parceiros que possam contribuir para o engrandecimento do evento.

LN O material de divulgação do evento, já distribuído à imprensa, menciona a existência de um “pavilhão especial”, dedicado a Cuba e Venezuela. Qual o sentido dessa iniciativa? Não estaremos diante de uma politização explícita de um evento eminentemente público?

FM Em geral, feiras de livros costumam eleger um país como homenageado. O Brasil mesmo já foi convidado em tal condição por alguns eventos internacionais, e aqui antecipo que será o país convidado da Feira do Livro da República Dominicana, a se realizar em maio de 2009. Jamais se considera como – politização explícita – um convite dessa natureza, sendo ou não. O que há de visível no que estamos fazendo é que passamos a tratar por – pavilhão especial – o que costumeiramente se chama – país convidado –, e que em nosso caso escolhemos dois países e não apenas um. Isto além do vício ideológico que limita a compreensão que temos a respeito desses dois países. Contudo, pensemos no que não está visível: Cuba e Venezuela possuem destacada importância em termos de integração cultural na América Latina, especialmente na área do livro. Há 50 anos surgiu em Cuba a Fundação Casa das Américas, seguida 10 anos depois pela venezuelana Monte Ávila Editores. Também na Venezuela é fundamental o trabalho realizado pela Fundação Biblioteca Ayacucho, sem falar na criação recente da Fundação Editorial El Perro y La Rana. São aspectos relevantes que necessitam ser reconhecidos internacionalmente e, mais do que isto, que necessitam de ampla discussão, para que assim possamos redefinir perspectivas do mercado editorial em todo o continente. Que haja implicações políticas nisto tudo, não resta dúvida. Este será um bom momento para discutir as políticas relacionadas ao livro e à leitura no Brasil, por exemplo, ou seja, como a nossa democracia tem enfrentado este tema.

LN Pelo que se lê também no material de divulgação, a Bienal do Ceará pretende romper com outro hábito arraigado nas demais feiras espalhadas pelo país. Irá valorizar a discussão, a cultura e a reflexão, em detrimento das costumeiras tardes e noites de autógrafos com autores midiáticos e geradores de grande público. É, sem dúvida, uma opção ousada. Houve, até agora, alguma reação manifesta em relação ao novo formato?

FM Trata-se, como já frisei, de equilibrar as relações entre cultura e mercado. Evidente que não se quer dar importância menor ao setor comercial, muito menos à circulação de um grande público. O que nos cabe acrescentar é a necessidade de maiores qualificação e diversidade daquilo que se vai ofertar ao público, bem como das perspectivas de negócios. Trata-se de uma ousadia, sabemos, porém pode alcançar um efeito imenso se contarmos com o empenho de todos os parceiros – sobretudo, neste caso, a própria mídia – na definição de uma escala maior de abrangência e renovação deste evento maior do Estado do Ceará. É preciso ousar, e a Bienal em si é já um projeto consistente, que existe há 16 anos, ou seja, que naturalmente permite – e até mesmo exige de todos nós que a fazemos – um avanço, uma inovação. Eventuais reações manifestas em relação ao formato atual serão recebidas como parte valiosa de um processo de renovação. Até o momento, no entanto, temos recebido uma completa e declarada simpatia de todos os parceiros envolvidos.

LN Nesse caso, qual o critério que será estabelecido para o convite de autores estrangeiros? Serão privilegiados os grandes nomes da literatura americana de língua hispânica ou, ao contrário, dar-se-á preferência a autores não tão conhecidos assim do público brasileiro ? se é que nós, leitores brasileiros, podemos dizer que conhecemos algo dela?

FM Tua pergunta já traz consigo a resposta. A única literatura hispano-americana que conhecemos é aquela que se internacionalizou via mercado editorial europeu ou estadunidense. Nosso critério será, antes de tudo, o de criar uma rede atuante de referências literárias envolvendo todos os países. Buscamos nomes expressivos do ponto de vista estético e que ao mesmo tempo sejam influentes produtores culturais, estejam à frente da direção de revistas ou de quaisquer outros projetos editoriais, incluindo traduções, ensaios etc. Buscamos assim desenhar uma agenda com desdobramentos, que não se defina unicamente por uma festa em isolado. Claro que estamos cientes dos riscos, pelo quase total desconhecimento desses autores da parte do público, porém o desafio é fascinante e requer uma atenção maior quanto ao plano de difusão da Bienal.

LN Qual o papel que caberá à revista Mestiça, a ser lançada durante o evento? Qual a linha editorial desta publicação? Será um número isolado ou há a possibilidade de se pensar em uma periodicidade para ela?

FM A revista Mestiça encontra-se em fase de definição estrutural e formação de equipe. Foi originalmente pensada para ser uma publicação de circulação quadrimestral, com distribuição gratuita, que funcione como veículo informativo não apenas da Bienal em si (em suas atual e futuras edições), como também de toda uma política do Estado do Ceará ligada ao livro e à leitura, abrangendo ainda os diálogos com eventos similares em outros lugares do país e no exterior. Informativa e reflexiva, cabendo ainda em sua pauta recuperar e destacar aspectos relevantes de nossa cultura.

LN Anuncia-se também a criação da “Coleção Biblioteca Bolivariana”, cujo nome de batismo já embute uma orientação explícita de natureza política e ideológica. Há títulos definidos? Quais os critérios de escolha?

FM Novamente o ardil de natureza política e ideológica. O nome foi pensado como uma espécie de reconhecimento ao trabalho de mapeamento cultural latino-americano desempenhado, na Venezuela, pela Fundação Biblioteca Ayacucho. E encontra na figura de Simon Bolívar um ícone ideal na representação de esforços por uma integração continental. A pauta editorial primará por títulos que correspondam a esta perspectiva, autores que tenham escrito sobre origens, integração, mestiçagem, ao lado de um conjunto de obras que permitam uma aproximação do leitor brasileiro da produção intelectual e literária da América Hispânica. E naturalmente a recuperação de acervo literário cearense. Há um planejamento editorial de lançar 10 primeiros títulos na Bienal, em novembro. Dentre os autores encontram-se o argentino Juan Gelman, o nicaraguense Pablo Antonio Cuadra e o brasileiro Thomaz Pompeu Sobrinho. Em boa parte são obras coligidas, acompanhadas de estudos críticos. O que não impede a publicação de títulos independentes.

LN A maior parte dos visitantes das feiras dos livros são crianças, que quase sempre chegam em grandes caravanas escolares. Isso é sempre bastante louvável, já que a Bienal funciona também como uma formadora de potenciais leitores do futuro. Contudo, nem sempre as visitas desses estudantes são feitas de forma organizada e devidamente orientada, o que gera mais congestionamentos nos corredores do que propriamente um contato efetivo das crianças com o mundo dos livros. Não seria a hora de avaliar esta questão?

FM Retomamos o tema da desorganização. Não vou minimizar o problema, porém não se pode fugir da necessidade de estabelecer uma agenda de visitação que seja cumprida com rigor. Ao mesmo tempo, há que se compreender que é insuficiente tal iniciativa, que exige um cuidado prévio que envolve contatos com setores do ensino público e privado, a elaboração de uma cartilha a ser distribuída nas escolas etc. Há todo um trabalho preparatório que demanda empenho e atenção. Temos um setor da curadoria cuidando especialmente disto.

LN É curioso notar que Chico Anysio, mais conhecido por sua atuação na televisão, seja o grande homenageado do evento. Recentemente, em entrevista, ele próprio afirmou que gostaria de ser mais valorizado pelo escritor que, de fato, também é?

FM Chico Anysio é um desses casos típicos nacionais. Livros como O batizado da vaca(1972), O enterro do anão (1973), A borboleta cinzenta (1985), Feijoada no Copa (1987) e O tocador de tuba (1990) jamais foram devidamente avaliados como a notável contribuição à narrativa brasileira que efetivamente são. Porém o público o recebeu sempre muito bem, pois em grande parte sua bibliografia alcançou grande vendagem. Mesmo que fosse apenas um criador de tipos para o teatro e a televisão, ainda assim seu universo é o da literatura, seja como dramaturgo ou roteirista. É essencialmente um escritor, além de ator fabuloso. Sob todos os aspectos, merece nosso declarado reconhecimento como um dos mais expressivos nomes ligados à arte e à cultura no Ceará em todos os tempos. O curioso é que não tenha sido até aqui declarado motivo de orgulho nosso, como sempre deveria ter sido.

LN Pelo que se depreende do conjunto de suas respostas, teremos uma bienal diferente de todas as outras já realizadas no Ceará. Você espera que os resultados dela sejam visíveis e politicamente animadores a curto prazo, para que não se caia na tentação e no risco de se buscar de novo o caminho do mais fácil e da mesmice?

FM Esperar é insuficiente. A rigor, se considerarmos o cenário do que se poderia chamar de políticas culturais no Brasil, este é absolutamente desalentador. Não me cabe a ingenuidade – aqui sim – de acreditar que tal situação possa mudar a partir de um evento em isolado. Esta nova configuração que vem sendo dada à Bienal Internacional do Livro do Ceará se trata de uma grande ousadia que, ao mesmo tempo, reconhece os riscos de vir a cair no vazio. De qualquer maneira, é preciso fazê-lo, enfim, é indispensável ousar, de maneira a apresentar soluções para uma política cultural consistente.

 [2008]

[Entrevista concedida a Lira Neto. Originalmente publicada em Agulha Revista de Cultura # 65, Fortaleza/São Paulo, setembro de 2008. Integra o livro O hábito do abismo (Entrevistas com Floriano Martins), de Márcio Simões (ARC Edições: Fortaleza, 2013).]





Nenhum comentário:

Postar um comentário